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Ajuda

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O Giga está disponível para te ajudar 24 horas por dia, todos os dias. 

Perguntas frequentes

Tarifários móveis

Dados móveis, minutos e SMS que podes utilizar de igual forma em Portugal ou em roaming no Espaço Económico Europeu. Rede 5G sempre que o equipamento e a localização o permitir. A velocidade de Internet Móvel poderá ser consultada aqui. Se esgotares as tuas comunicações antes da data de renovação do tarifário, não te preocupes. Podes comprar um dos aditivos disponíveis.


Não estão incluídas comunicações internacionais ou de valor acrescentado. Mas não há surpresas na fatura, porque só ativamos os extras que nos pedires, quando quiseres. Não há nada automático! 

Para novas adesões, até dia 31 de outubro de 2024 e independentemente do tarifário móvel, estão incluídos 50 GB extra durante os primeiros 90 dias.

Caso opte pelo tarifário de €10, até dia 31 de outubro de 2024, fica com 10 GB. Esta opção já incluí uma oferta de 6 GB por mês, enquanto o cliente tiver o tarifário ativo. 

Sim, podes. Só tens de o pedir quando aderires ao amigo. Quando te enviarmos o cartão SIM, vais receber um email a pedir alguns documentos, um deles é o formulário de portabilidade. Nessa altura, responde com todos os documentos que te pedimos, para fazermos a portabilidade do teu número. 

É simples. O cartão SIM é enviado para a tua morada até 5 dias úteis depois de aderires. Vais também receber um email onde te pedimos alguns documentos e/ou a confirmação de que já recebeste o teu cartão novo. Quando nos responderes, ativamos o teu cartão.

Assim que esteja ativo, recebes um SMS.

Se esgotaste os minutos/SMS, não te preocupes, vais continuar a receber comunicações. 

Se esgotaste os dados, podes continuar a navegar, mas a uma velocidade mais baixa (64 Kbps) e sem custos adicionais. Esta velocidade permite-te por exemplo enviar ou receber mensagens no Whatsapp. 

Para voltares a enviar SMS, fazer chamadas ou navegar na net à velocidade normal, só tens de comprar um dos aditivos. Para o fazeres, podes utilizar a app amigo.

Em alternativa, podes recorrer ao Giga, o nosso assistente virtual, disponível na app amigo e no site, ou ligar 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional). 

Estes extras são válidos por 30 dias, desde o momento da compra. Em roaming no Espaço Económico Europeu, utilizas estes aditivos como se estivesses em Portugal.

Os serviços não incluídos no tarifário (como as chamadas internacionais ou de valor acrescentado) estão bloqueados para garantir que não tens surpresas na fatura. Para os desbloqueares, basta falares com o Giga, o nosso assistente virtual disponível no site e na app amigo. Se preferires, liga 923 17 17 17 (custo de uma chamada para rede móvel nacional). 

Caso precises, podes consultar o custo das chamadas de valor acrescentado ou dos SMS e das comunicações em roaming.

Para tua segurança, certos Serviços de Valor Acrescentado (especificamente os números iniciados por 62 e 69) têm um desbloqueio dedicado e distinto do desbloqueio das comunicações não incluídas. Para os desbloqueares, basta contactares o 800 911 234 (chamada gratuita).

Na app amigo podes acompanhar os consumos dos teus dados, SMS e minutos, sempre que quiseres.

Como quem te avisa, teu amigo é, sempre que atingires 80% e 100% das tuas comunicações, enviamos-te um SMS.

Independentemente do teu tarifário, as chamadas, os SMS e os dados móveis estão incluídos enquanto estiveres no Espaço Económico Europeu (EEE), que inclui os países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Reino Unido e Noruega. 
Se esgotaste os dados, podes continuar a navegar, mas a uma velocidade mais baixa (64 Kbps) e sem custos adicionais. Esta velocidade permite-te, por exemplo, enviar ou receber mensagens no WhatsApp. Se quiseres navegar na net à velocidade normal, só tens de comprar um dos aditivos.

Para te ajudar, enviamos um alerta quando atingires os 80% de dados ou minutos/SMS consumidos. Podes acompanhar os teus consumos nacionais e de roaming na app amigo.

Para os países fora do EEE, as comunicações estão bloqueadas para garantir que não tens surpresas na fatura. Para as desbloqueares, basta ires à app amigo, falares com o Giga, o nosso assistente virtual, ou ligar 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).  Podes consultar os preços por país aqui.

Qualquer dúvida que ainda tenhas, visita a nossa página do roaming.

O custo das chamadas internacionais varia de acordo com o país para o qual pretendes ligar. Podes consultá-los aqui. Mas as comunicações estão bloqueadas para garantir que não tens surpresas na fatura. Para as desbloqueares, basta ires à app amigo, falares com o Giga, o nosso assistente virtual, ou ligar 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Económico Europeu e no Reino Unido sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE e do Reino Unido (>50%), nos últimos 4 meses, o amigo pode aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE e no Reino Unido:

  • €0,022/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo.
  • €0,004/SMS, para cada SMS enviado
  • €0,0018/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB. 

Caso sejam aplicadas as sobretaxas acima indicadas, as tarifas máximas aplicáveis (sem IVA) de roaming são:

  • €0,19/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo.
  • €0,06/SMS, para cada SMS enviado
  • €0,18/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.

Não, amigo não empata amigo.

Tens duas opções: 

1. Preenche o formulário de Denúncia Contratual, disponível aqui. Identifica o número de conta (podes encontrá-lo na app amigo, nas Definições, ou numa fatura), o(s) serviço(s) a desativar e assina de acordo com o teu documento de identificação. Depois, acede ao nosso formulário de contacto, selecionando os temas "Adesão, instalação ou alteração de serviços" e sub-tema "Desativação ou cancelamento". Faz um breve resumo do pedido e anexa o formulário de Denúncia Contratual e o documento de identificação. O prazo máximo de resposta será de 3 dias úteis.

2. Acede à Plataforma de cessação de contratos. Dica de amigo: para fazer um pedido de informações contratuais na plataforma, a utilização da Autenticação GOV é obrigatória. Tens de ter contigo o  cartão de cidadão e dados de autenticação. Vais ser redirecionado para a página do serviço de autenticação autenticacao.gov, e a "Plataforma de Cessação de Contratos" solicitará os atributos necessários à confirmação do seu documento de identificação e verificação dos dados inseridos. As tuas informações contratuais são enviadas para o teu mail.

Se preferires, liga 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional) para que te possamos explicar melhor o que tens de fazer.

Fibra

O serviço de internet fixa do amigo tem velocidades até 1Gbps. O router é o Huawei HG8247Q.

O dia da instalação é escolhido por ti quando aderes ao amigo, mas podes alterá-lo se mudares de ideias: pede ao Giga, o nosso assistente virtual, disponível na app e no site, ou liga grátis 800 912 030

No dia da instalação vais receber um SMS com o horário previsto.

Pede ajuda ao Giga, o nosso assistente virtual, na app ou no site. Ele vai ajudar-te a fazer alguns despistes rápidos. Se as dificuldades continuarem, ou tiveres mais alguma questão, liga 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Se optares por 24 meses de fidelização, oferecemos-te os custos de instalação e a ativação da fibra (no valor de €200) e um desconto de €5/mês (já incluído nos preços que estão no site). 

Se preferires ter menos de 24 meses de fidelização, tens várias opções:

  • 12 meses de fidelização - com pagamento de 50% da instalação (no valor de €100) e €32 de mensalidade para o serviço com 100 Mbps ou 42€ de mensalidade para o serviço com 1Gbps. 
  • 6 meses de fidelização - com pagamento de 75% da instalação (no valor de €150) e €32 de mensalidade para o serviço com 100 Mbps ou 42€ de mensalidade para o serviço com 1Gbps. 
  • sem fidelização - com pagamento de 100% da instalação (no valor de €200) e €32 de mensalidade para o serviço com 100 Mbps ou 42€ de mensalidade para o serviço com 1Gbps. 

Tem sim: podemos disponibilizar-te um repetidor Wi-Fi. Com esta solução a intensidade e alcance do sinal Wi-Fi junto do equipamento é igual à do router.

Este serviço tem uma mensalidade de €2,49.

No momento da instalação da fibra amigo, os técnicos fazem um diagnóstico e identificam os pontos de maior e menor conectividade da tua casa. E se se justificar, vão-te recomendar desde logo esta solução.

Mas, se não tomaste esta decisão nesse momento, não há problema. Podes pedir a qualquer momento, através do 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Sim. Para garantir a melhor velocidade, o técnico identifica a localização otimizada para instalação do repetidor Wi-Fi e garante a ligação por cabo de rede entre o Router e o Repetidor. Caso não seja feita a ligação por cabo de rede, o equipamento não terá a mesma performance, pelo que esta solução não é recomendável.

Contacta o apoio a clientes através do 923 17 17 17 para se dar início ao teu pedido (custo de uma chamada para a rede móvel nacional). Arranja uma embalagem onde o equipamento fique bem acomodado.

A devolução do equipamento tem de ser feita num ponto Pickup. Descobre o ponto Pickup mais perto de ti e entrega a embalagem. Eles tratam do resto.
Se perderes o equipamento, o danificares ou não o devolveres após a data de desativação, será cobrado o valor de €50.

Contacta o apoio a clientes através do 923 17 17 17 para se dar início ao teu pedido (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Vamos te enviar um SMS com um link para escolheres o ponto Pickup DPD mais perto de ti e gerares a etiqueta da DPD.

Depois, arranja uma embalagem (uma caixa de cartão) onde o router fique bem acomodado e cola a etiqueta da DPD na parte de fora da embalagem e entrega a embalagem no ponto Pickup que selecionaste. Eles tratam do resto.

Faturação

Se fores o titular da conta podes consultar as tuas faturas, a qualquer momento, na app amigo.

Para não teres surpresas, enviamos-te as faturas todos os meses também por email.

Podes pagar todos os meses, até à data indicada na fatura, de várias formas:

  • Multibanco ou homebanking, utilizando as referências multibanco indicadas na fatura.
  • App amigo, onde podes pagar com MB WAY.

Para não ficares sem serviço, faz o pagamento logo que possível. Podes usar as mesmas referências multibanco indicadas na fatura e na app. Na próxima fatura terás uma taxa de €2 associada ao atraso no pagamento.

Se demorares mais e o serviço ficar suspenso, a remoção desta suspensão tem um custo de €4.

Apoio ao cliente

Aderir ao amigo é fácil. Podes fazê-lo no site, clicando no botão “Aderir”, ou ligando grátis 800 912 040. Se preferires, deixa o teu número para te ligarmos, ou vem ter connosco a um dos nossos quiosques.

Depende um pouco do dado de cliente que necessitas.

Na app amigo, na primeira opão das definições, encontras um resumo dos teus dados de cliente.

Podes também consultar na tua fatura mensal (na app ou no teu email) alguns dados mais relevantes como por exemplo o número de conta. Estas informações encontram-se logo no topo da tua fatura amigo.

É fácil. Neste momento consegues encontrar-nos nestes locais:

  • Norte: C.C Braga Parque (junto à Benetton), C.C Gaia Shopping (junto à Natura), Glicínias Plaza (junto ao Auchan/Entrada Sul), Mar Shopping Matosinhos (junto ao Auchan) e C.C. Norte Shopping (junto ao Hipermercado Continente);
  • Centro: C.C Alegro Sintra (junto à Worten), C.C Almada Fórum (junto à Timberland), C.C Colombo (junto à Leroy Merlin), C.C. Alegro Montijo (junto à Wells), C.C UBBO (junto ao Auchan), C.C. Oeiras Parque (junto ao Gato Preto) e Metro do Oriente (junto aos torniquetes).

Os tarifários amigo são pós-pagos. O custo da mensalidade e das comunicações vai aparecer na fatura mensal, que recebes no teu email ou ao consultar na app amigo.

Podes ter até duas faturas associadas ao teu NIF com tarifários móveis amigo, num máximo de 4 números por fatura.

Para acederes à tua área de cliente, faz download da app amigo, disponível em iOS e Android. 

Inicia sessão com o teu email e palavra-passe. 

Na app podes consultar e gerir os teus consumos e serviços, pagar faturas e pedir ajuda ao Giga, o nosso assistente virtual.

Se só subscreveste o serviço móvel, vais ter acesso a todas as funcionalidades da app quando recebermos o teu email com os documentos necessários e a confirmação de que recebeste o cartão que te enviámos.

Se quiseres alterar o teu tarifário liga 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional). Se quiseres adicionar mais um móvel liga 800 912 050 (chamada gratuita). 

Se o teu serviço está atualmente no nome de uma pessoa e queres que passe para o nome de outra é simples.

Primeiro, tens de fazer download destes documentos e preencher os dados de cliente, quais os serviços e qual a alteração a ser realizada:

 

Nota importante: o primeiro documento tem de ser preenchido, datado e assinado pelo atual titular. O contrato, por sua vez, é pelo novo titular.

Se tiveres alguma dúvida sobre como preencher algum dado, contacta-nos para o 923 17 17 17 (custo de uma chamada para rede móvel nacional).

Depois, envia-nos esses documentos utilizando o nosso formulário de contacto, presente na página dos Contactos, selecionando as opções “Adesão, instalação ou alteração de serviços” e “Alteração de dados de cliente”.

Consulta toda a informação sobre gestão e política de dados no suplemento de privacidade na app amigo ou aqui

Sim podes. No entanto, ao apagares a tua conta amigo, vais cancelar todos os serviços disponíveis - deixas de poder fazer chamadas, enviar mensagens ou usar a internet. Para além disso, o email do teu registo fica inativo e não poderás iniciar sessão na app.

 

Se mesmo assim quiseres apagar a tua conta, liga para o 923 171 717  (chamada para rede móvel nacional) e seleciona a opção “Falar com assistente”.

O CVP é o Código de Validação de Portabilidade. Foi definido pela ANACOM através do regulamento n.º 257/2018 que altera o Regulamento da Portabilidade. É um código associado ao teu número de telefone, que deves indicar se quiseres fazer uma portabilidade. Podes consultar o teu CVP na app amigo, ou através do serviço de apoio ao cliente 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Se já colocaste o cartão amigo no telemóvel e não tens rede, desliga e volta a ligar o telemóvel ou ativa e desativa o modo voo para garantir a atualização da rede.

 

Se o problema persistir e tiveres essa possibilidade, experimenta colocar o cartão SIM noutro telemóvel para verificar se o problema está relacionado com o equipamento.

 

Habitualmente isto resolve o problema, mas se mesmo assim continuares sem rede, fala connosco através do Giga, o nosso assistente virtual, disponível no site e na app amigo, ou liga 923 17 17 17.

Se não consegues usar os dados móveis, começa por:

  1. Confirmar que o telemóvel está registado na rede amigo. Se não estiver, deves desligar e voltar a ligar o telemóvel, ou ativar e desativar o modo voo para garantir a atualização da rede.
  2. Se o telemóvel estiver registado na rede, confirma que tens os dados móveis ligados.
  3. Se mesmo assim não conseguires usar os dados móveis, acede à app amigo e verifica se tens faturas por pagar. 
  4. Ao acederes à app amigo, verifica se ainda tens dados móveis. Se tiveres esgotado os dados, podes navegar a uma velocidade reduzida (64 Kbps) ou comprar um aditivo.
  5. Se o problema persistir e tiveres essa possibilidade, experimenta colocar o cartão SIM noutro telemóvel para verificar se o problema está relacionado com o equipamento.

Habitualmente isto resolve o problema mas se mesmo assim continuares sem conseguir usar os dados móveis, fala connosco através do Giga, o nosso assistente virtual, disponível no site e na app amigo, ou liga 923 17 17 17.

Se não consegues fazer chamadas, começa por:

  1. Confirmar que o telemóvel está registado na rede amigo. Se não estiver, deves desligar e voltar a ligar o telemóvel ou ativar e desativar o modo voo para garantir a atualização da rede.
  2. Se mesmo assim continuares sem conseguir fazer chamadas e/ou enviar SMS acede à app amigo e verifica se tens faturas por pagar. Garante que tens todas as faturas em dia. - Não estou segura de que este passo faça sentido aqui ou nesta ordem.
  3. Ao acederes à app amigo, verifica se ainda tens minutos/SMS disponíveis. Se tiveres esgotado o plafond, podes comprar um aditivo. Para o fazeres, podes utilizar a app amigo ou, em alternativa, recorrer ao Giga, o nosso assistente virtual, disponível na app amigo e no site, ou ligar 923 17 17 17.
  4. Para garantir que não há surpresas na fatura, os serviços não incluídos no tarifário estão bloqueados por defeito, como por exemplo, as chamadas internacionais, o roaming fora do espaço económico europeu ou chamadas/SMS de valor acrescentado. Se a comunicação que pretendes fazer for de uma destas categorias, podes sempre pedir o desbloqueio das comunicações não incluídas através do Giga, o nosso assistente virtual disponível no site e na app amigo, ou liga 923 17 17 17.
  5. Se o problema persistir e tiveres essa possibilidade, experimenta colocar o cartão SIM noutro telemóvel para verificar se o problema está relacionado com o equipamento.

Habitualmente isto resolve o problema mas se mesmo assim continuares sem conseguir fazer chamadas e/ou enviar SMS, fala connosco através do Giga ou do 923 17 17 17.

Se a tua internet estiver lenta, começa por:

  1. Desligar e voltar a ligar o telemóvel ou ativar e desativar o modo voo para garantir a atualização da rede.
  2. Se o problema se mantiver, acede à app amigo e verifica se esgotaste os dados móveis. Caso tenhas esgotado os dados móveis, não deixas de ter acesso à internet mas passas a navegar a uma velocidade reduzida (64 Kbps). Esta velocidade permite-te, por exemplo, enviar ou receber mensagens no Whatsapp. Para voltares a navegar à velocidade normal só tens de comprar um aditivo. Para o fazeres, podes utilizar a app amigo ou, em alternativa, podes recorrer ao Giga, o nosso assistente virtual, disponível na app amigo e no site, ou ligar 923 17 17 17.

A velocidade da internet móvel depende de vários fatores como por exemplo, o número de utilizadores em simultâneo na mesma célula, o telemóvel utilizado, a cobertura de rede no local, etc.

 

Habitualmente isto resolve o problema mas se mesmo assim a tua internet continuar lenta, fala connosco através do Giga ou do 923 17 17 17.

App

A app amigo está disponível para iOS e Android. Acede às respetivas lojas de aplicações, pesquisa por "amigo" e clica em "instalar".

Faz download da app amigo na tua app store e entra com o email e palavra-passe que definiste no registo.

Se te esqueceste da palavra-passe, acede à app amigo, clica em "Iniciar sessão" e "Esqueci-me da password". Segue as instruções de recuperação e vais receber no teu e-mail um link para criar uma nova palavra-passe.

É muito simples: entra nas definições da app amigo, clica em "Alterar password" e segue os passos.

Sim. Utiliza os dados móveis (confirma que estás num país onde os dados estão incluídos, para não teres surpresas) ou uma rede Wi-Fi e faz o login habitual.

Claro que sim. A app amigo é a melhor forma de saberes os dados ou minutos/SMS que ainda tens disponíveis.

Se já tens o teu número amigo ativo, acede à app e faz um registo com o teu email e palavra-passe. Depois, faz o login, clica em "Associar número" e segue os passos indicados.

Sim, mas é tão pouco que nem vais reparar.

Pode ser um erro pontual, pelo que deves tentar novamente. Se mesmo assim persistir, podes pedir ajuda ao Giga, o nosso assistente virtual, ou ligar 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

Pode ser um erro pontual, pelo que deves tentar novamente. Se mesmo assim persistir, podes pedir ajuda ao Giga, o nosso assistente virtual, ou ligar 923 17 17 17 (custo de uma chamada para a rede móvel nacional).

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